close
Tesouro direto

Saiba por que o Tesouro Direto é o investimento mais seguro do mercado

Quando se fala em segurança nas aplicações financeiras, muitos investidores analisam apenas se o produto carrega a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), uma entidade privada que garante valores de até R$ 250 mil por CPF por instituição financeira para investimentos como CDB, LCI, LCA, Poupança, entre outros. No entanto, há outro investimento ainda mais seguro: o Tesouro Direto.

Esse é um programa de compra e venda de títulos públicos do Tesouro Nacional para pessoa física. Na prática, significa que os pagamentos são garantidos pelo Governo Federal, independentemente do valor aplicado – não há nenhum outro investimento para pessoa física com a garantia do Tesouro Nacional. Como em último caso o governo pode imprimir dinheiro em caso de necessidades financeiras, o Tesouro Nacional é considerado o emissor de menor risco do mercado.

O calote do Governo Federal é um evento raro nos mercados, seja no Brasil ou no mundo, uma vez que fecha as portas para novas linhas de crédito. É por isso que essa modalidade de investimento não precisa da proteção do FGC.

No caso do Tesouro Direto, também não há o risco de crédito da instituição financeira. Isso acontece porque, embora seja preciso ter conta aberta em uma instituição para negociar títulos públicos, os ativos ficam registrados na BM&FBovespa em nome do investidor. Dessa forma, se a instituição pela qual o investidor aplicou for liquidada, basta transferir os títulos públicos para outro participante do mercado.

1,5 milhão de investidores

O Tesouro Direto é uma das modalidades de investimentos que mais crescem nos últimos anos no Brasil. Segundo relatório com números de junho, há 1,48 milhão de investidores cadastrados, sendo que 507,6 mil estão com investimentos ativos.

Além da segurança, o programa do Tesouro Nacional traz como vantagens aplicações a partir de R$ 30 e a flexibilidade para escolher entre cinco títulos públicos, trazendo diferenças entre rentabilidades, prazos e fluxos de pagamento.

Para investir em Tesouro Direto sem taxa de administração, clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos.